Venha inspirar-se, desafiar ideias feitas e descobrir caminhos para uma inclusão mais concreta e eficaz.
Prepare-se para mais uma conversa poderosa no ciclo Fala com Quem Sabe da Women in Localization Portugal!
No dia 24 de junho, às 16h (hora de Lisboa), vamos receber Josélia Neves, professora, investigadora e empreendedora social que une conhecimento académico, prática profissional e compromisso cívico para transformar realidades.
Com uma abordagem profundamente multidisciplinar – que cruza línguas, cultura, comunicação, tradução e design inclusivo – a Josélia trabalha com entidades públicas, privadas e do setor social para criar estratégias de acessibilidade com impacto real e duradouro.
Nesta sessão, vamos falar sobre:
✅ Acessibilidade como direito, oportunidade e desafio criativo
✅ Estratégias práticas que vão além do “mínimo obrigatório”
✅ O papel da tradução e da mediação na criação de ambientes inclusivos
✅ A importância da multidisciplinaridade e da colaboração intersetorial
✅ Como o conhecimento científico e a prática podem (e devem!) andar de mãos dadas
Se trabalha com tradução, localização, comunicação, design ou educação – ou simplesmente acredita numa sociedade mais justa e acessível – esta conversa é para si.
Sobre a convidada:
Com formação em línguas, literaturas, cinema, cultura, comunicação e tradução, tem vasta experiência na criação de condições de acesso à informação e à cultura. Vê o mundo como texto e utiliza a tradução e a mediação para ultrapassar barreiras entre as capacidades individuais e os ambientes que nos rodeiam.
Trabalha com instituições académicas, organismos governamentais, ONG e empresas privadas na implementação de estratégias de inclusão e acessibilidade de A a Z – da consultoria à formação, do planeamento à execução prática de soluções inclusivas.